Logo

Home / Dicas / Dica

Entenda o TDAH e como ele se manifesta em crianças, adolescentes e adultos

O TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é diagnosticado ainda na infância, caracterizado por níveis altos de agitação. O diagnóstico deve ser realizado por profissionais da neurologia, psicologia e psiquiatria, para que não seja confundido com os níveis de atividade que crianças exercem normalmente, por serem mais ativas que adolescentes e adultos. O diagnóstico é imprescindível não só para o paciente, mas também para pais, familiares e professores, para que tenham uma abordagem assertiva ao lidarem com a criança que possui TDAH.

Os sintomas do TDAH se dividem em três grandes grupos: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Cada paciente pode desenvolver um tipo de sintoma, no entanto, ao longo da vida, o sintoma pode mudar de um para o outro. Na idade pré-escolar, alguns dos sintomas do TDAH podem ser caracterizados pelo excesso de agitação, impulsividade e desatenção. A criança normalmente perturba o ambiente escolar, é propícia a sofrer pequenos acidentes (tombos, queimaduras, cortes, etc), tem dificuldades de completar as tarefas, é desorganizada e distraída. No entanto, não deve ser levado em conta o comportamento da criança em apenas um dos ambientes.

O adolescente com TDAH não se agita como a criança, todavia possui dificuldades para controlar impulsos, fazer planejamentos e leituras e pode ter a autoestima abalada. Assim como a criança com o déficit, o adolescente pode também se envolver em situações de perigo, como direção perigosa, consumo em excesso de álcool e outras drogas, brigas e esportes de risco.

O TDAH não desaparece ao longo da vida mas pode se agravar conforme o passar dos anos. A criança não tratada pode se tornar um adulto depressivo, ansioso, com dificuldades para estabelecer relacionamentos, prejuízo na autoestima, dificuldades para permanecer em empregos e até o uso ou dependência de drogas.

Publicações Relacionadas

{{ dica.titulo }}

{{ dica.descricao }}

Voltar para Dicas