Logo

Home / Dicas / Dica

Saiba mais sobre AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando há um entupimento ou rompimentos dos vasos que levam sangue ao cérebro, ocasionando uma paralisia na área que ficou sem circulação sanguínea. Esta condição é comumente vivida por pessoas em uma idade mais avançada, contudo, jovens também podem sofrer dessa doença cerebrovascular.

O AVC está vinculado ao quadro de alterações vasculares hereditárias ou contraídas, de defeitos cardíacos, hipercoagulabilidade, tabagismo, consumo de álcool e drogas. Diabetes, obesidade, colesterol alto e hipertensão também são aspectos facilitadores que podem levar ao acidente vascular.

Os principais sinais da patologia consistem em fraqueza, dormência de um lado do corpo, dificuldade para falar, perda de visão súbita e tontura. Uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a redução do consumo de gordura, que limitam os riscos de doenças vasculares, são alternativas para a prevenção da doença. Todavia, existe a possibilidade da pessoa já vitimada pelo AVC sofrer o derrame novamente.

O tratamento dependerá das causas que levaram o paciente a sofrer o acidente vascular e das particularidades envolvidas em cada caso. Existem meios terapêuticos que podem contribuir para a recuperação das funções comprometidas. Todavia, para assegurar uma melhor qualidade de vida para a vítima, é necessário e crucial o acompanhamento médico multidisciplinar.

 

Publicações Relacionadas

{{ dica.titulo }}

{{ dica.descricao }}

Voltar para Dicas