Logo

Home / Dicas / Dica

Demência Vascular é a segunda causa de demência entre a população

Quando há o comprometimento do cérebro devido problemas cardiovasculares e cerebrovasculares, é constatado o quadro de Demência Vascular. A patologia, que representa a segunda maior causa de demência entre os indivíduos, é caracterizada pela fala de circulação sanguínea no cérebro, estando associada, também, ao quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Homens são acometidos pela doença em maior escala que o sexo feminino, como também pessoas com quadro de hipertensão, níveis elevados de gordura no sangue, diabetes e que possuem o hábito de fumar. Por haver uma progressão gradativa da demência, a capacidade do paciente de realizar tarefas simples é comprometida, pois ele desenvolve instabilidade e enfraquecimento emocional e cognitivo.

Os sintomas consistem em problemas na linguagem, perda de memória e de capacidade de realização de movimentos coordenados e falta de atenção, que se manifestam inicialmente de maneira súbita, evoluindo gradativamente entre os períodos de estabilidade e de piora do quadro.

Possuir um estilo de vida saudável, com atividade física regular e uma alimentação sadia cooperam para o tratamento da doença e para a constância de um quadro positivo. Os danos causados pela Demência Vascular são irreversíveis, todavia, é importante que o paciente faça um tratamento a fim de prevenir possíveis complicações provenientes da patologia.

Publicações Relacionadas

{{ dica.titulo }}

{{ dica.descricao }}

Voltar para Dicas